23 de ago. de 2012

#Projeto Pense Magro: Dia 26/42


Tarefa de Hoje
Reconheça os erros cognitivos

"Existem nove erros cognitivos comuns às pessoas que fazem dieta:"

Erro Cognitivo n°l: Pensamento “Tudo ou Nada”
Você vê as coisas em duas categorias apenas, quando na verdade existe o meio termo entre um extremo e o outro.
Exemplos:
“Ou faço a dieta rigorosamente ou é o mesmo que não fazer”.
“ Ou sou 100% bem sucedido na dieta ou sou um fracassado e desisto dela”.

Erro Cognitivo n°2: Adivinhação Negativa do Futuro
Você prevê o futuro de forma negativa, sem considerar outros resultados possíveis. Exemplos:
“Visto que eu não emagreci nesta semana, nunca conseguirei emagrecer”.
“Visto que eu cedi àquele desejo, nunca serei capaz de tolerar desejos”.

Erro Cognitivo n°3: Leitura Excessivamente Positiva do Futuro
Você prevê o futuro muito positivamente, sem considerar outros resultados possíveis. Exemplos:
“Conseguirei comer só um pedacinho desta comida que desejo, ficarei satisfeito e pararei de comer”.
“Mesmo que eu não meça as porções dos alimentos que devo consumir, mesmo que eu faça apenas uma estimativa, certamente vou emagrecer”.

Erro Cognitivo n°4: Raciocínio Emocional
Você acha que seus pensamentos são verdadeiros, embora as evidências objetivas digam que não. Exemplos:
“Se eu tenho a sensação de que fracassei por me desviar da dieta então eu sou, de fato, um fracasso”.
“Tenho a sensação que preciso comer alguma coisa doce neste momento”.

Erro Cognitivo n°5: Leitura da Mente
Você tem certeza do que as outras pessoas estão pensando, mesmo na ausência de evidências suficientes. Exemplos:
“As pessoas vão achar que sou esquisito se não tomar bebidas alcoólicas na festa”.
“Ela vai pensar que sou mal-educado se não experimentar os bolinhos que fez”.

Erro Cognitivo n°6: Pensamentos Autoilusórios
Você racionaliza, pensando coisas que realmente não acreditaria em outras situações. Exemplos:
“Se ninguém me vir comendo, então isso não conta”.
“Não tem importância me render aos desejos”.

Erro Cognitivo n°7: Regras Disfuncionais
Você impõe ações sem considerar as circunstancias. Exemplos:
“Não consigo desperdiçar comida”.
“Eu não posso incomodar minha família preparando refeições saudáveis ou jogando fora alimentos não-nutritivos”.

Erro Cognitivo n°8: Justificação
Você usa dois conceitos sem conexão (para justificar sua alimentação). Exemplos:
“Eu mereço comer isto porque estou muito estressado”.
“Vou comer isto porque é de graça”.

Erro Cognitivo n°9: Maximização
Você faz a situação parecer maior ou pior do que é realmente. Exemplos:
“Eu não consigo tolerar essa vontade de comer”.
“Eu não tenho força de vontade”. Livro Pense Magro

Nenhum comentário:

Postar um comentário