26 de jul de 2012

Li na Revista: Alimentos que seguram a fome - Parte II

A segunda parte da matéria da Boa Forma fala dos alimentos que seguram a fome e que podemos consumir no almoço.



Arroz integral "Quando estou com muita fome, troco o arroz branco pelo integral. Preenche o estômago mais rápido", conta Amanda Rodrigues, 25 anos, do Rio de Janeiro. Por que funciona: esse tipo de arroz, que vem com a casquinha, leva mais tempo para ser digerido do que o branco. E enquanto o estômago está cheio, você não pensa em comida.



Farelo de trigo "Misturo farelo de trigo na massa ou no arroz. Funciona bem contra os exageros", diz Graziela Belles, 25 anos, do Rio Grande do Sul. Por que funciona: ótima ideia! Juntar o farelo de trigo a outros alimentos aumenta o volume - dá impressão de ter uma porção mais generosa no prato. Além disso, o farelo reduz o índice glicêmico da massa e do arroz, e IG baixo é garantia de apetite tranquilo.



Abóbora "A abóbora é minha aliada contra a balança! Me ajudou a perder 8 quilos", diz Daniela Amaral, 25 anos, do Rio Grande do Sul. Por que funciona: tem fibra de monte e poucas calorias (tem só 33 calorias por 100 gramas), por isso, você pode comer bastante sem medo de engordar. Não é à toa que faz sucesso na turma do regime. Pode ser assada ou cozida, doce ou salgada.



Cenoura "Além de folhas verdes, como bastante cenoura na salada. Mastigar esse legume diminui minha gula", diz Adriana Afonso, 27 anos, de Brasília. Por que funciona: a textura firme da cenoura exige mesmo que você mastigue, mastigue, mastigue... Com isso, o cérebro entende que uma boa quantidade de alimento está sendo ingerida. Além disso, comendo devagar, você consome menos comida nos 20 minutos que seu organismo leva para "desligar" a fome.

Eu tinha o hábito de comer cenoura crua a palito, mas confesso que nesse frio num tô animando!! Mas vou tentar voltar com este hábito saudável.


2 comentários:

  1. Eu consumo a farinha de linhaça. Não é a oitava maravilha, mas funciona.Misturo na comida ou no iogurte.Tira a fome, deixa a pele mais bonita, e regula o "intistino", enfim, se é bom pro organismo, então é uma delícia!(tenho que pensar assim)rsrs.

    ResponderExcluir
  2. Wagna eu também estou com o hábito de consumir a linhaça e sim, meu intestino virou um relógio. Bato com leite e cappuccino light e vira um milk shake delicioso rsrs... Pode beber quente ou gelado!
    Beijos!

    ResponderExcluir