4 de jan. de 2013

Auto avaliação

#083



Depois que falei no post sobre Reeducação Alimentar e da minha dificuldade em incluir essa atitude em minha vida me senti um pouco com a consciência pesada. A RA é um estilo de vida e pra muita gente dá certo, e pra mim também deu, afinal emagreci 13 kgs (agora engordei 3) me reeducando, e mesmo que eu ainda me sinta privada de alguma coisa, tenho que admitir que não existe outro caminho, nem segredo, nem fórmula mágica.

O que existe é: se alimentar bem e direito incluindo todos os grupos alimentares na sua dieta, eliminar os excessos e fazer muita atividade física. Ponto. E fim.

E daí que eu estava me sentindo um lixo, um péssimo exemplo pra quem vem aqui ler meu diário até que li uma matéria no site Portal do Emagrecimento que falava sobre algumas atitudes que você TEM que adotar na vida, se quer viver magro. E lendo tudo eu vi que sim, dos 7 ítens eu faço pelo menos 5.  Vejam um trecho da matéria (fiz minhas observações em vermelho):


Mas de maneira geral podemos pontuar algumas atitudes que qualquer pessoa pode adotar para “reeducar” a sua alimentação:
- Beba de 8 a 10 copos de água por dia;
Sim, eu tomo água abundantemente em média 3 litros por dia, independente de estar quente ou frio. É um hábito. Só de manhã quando acordo eu tomo meio litro em jejum. Tenho necessidade de tomar água, e até já fiz exames para diagnosticar uma possível diabetes, mas graças a Deus não deu nada. Isso é um dom eu acredito rsrs. 

- Evite o consumo de alimentos industrializados e fast-food;
Raramente como um fast food, pois na minha cidade não tem muitas opções. Cortei bem os alimentos industrializados como molho de tomate e temperos por exemplo. 

- Substitua refrigerantes por sucos de frutas naturais;
Tenho evitado o máximo tomar refrigerante. Claro que tomo sim uma Coca zero vez ou outra, mas sempre que tem opção peço um suco natural de abacaxi ou limão. Tento mais o de abacaxi que daí não preciso adoçar, e o de limão tomo com adoçante, coisa que também estou evitando a todo custo.

- Inclua alimentos integrais no seu cardápio. 
Macarrão, arroz e pão integral fazem parte da minha alimentação automaticamente. Esses dias de férias fui fazer uma salada de macarrão, que embora levasse um pouco de maionese e não ficasse um alimento tãaaao light, fiz com o macarrão parafuso integral, por que eu gosto mesmo. 

- Evite o consumo de alimentos ricos em gordura como: frituras, carnes gordas, queijos amarelos, manteiga; 
Ai eu andei escorregando nos salgadinhos de festa e nas picanhas... mas manteiga e queijo raramente consumo, até por que não gosto. Amo um queijinho fresco bem branquinho e na minha casa só usamos requeijão light para passar no pão.

- Doces são permitidos, mas esporadicamente e em pequena quantidade;
Meu pecado mor... "pequena quantidade" não me pertence, por isso que quando voltar ao tratamento de choque prefiro cortar de vez.

- Pratique atividade física regularmente.orgia mor na comilança. Virou hábito e saio 
Atividade física tenho feito mesmo nos dias de orgia na comilança. Sair pra correr me tranquiliza, me faz dormir melhor e mesmo a academia estando de férias e eu tendo enfiado o pé na jaca nas férias, dei minha caminhadinha/corridinha.


Voltei a acreditar que eu tenho jeito e que estou no caminho!!

Beijos e obrigada pelo carinho e comentários de vocês!! Prometo responder todos assim que der!!

Kaká.




2 comentários:

  1. Menina não se veja como um mal exemplo!
    SÉRIO!
    Vc é um exemplo ótimo! Super dedicada nas AF!
    Comer besteira de vez qm qdo faz parteeee da RA tb!
    BJOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafinha obrigada sua linda... é que as vezes a gente se deprime por não conseguir se controlar né!! Faz parte sim, eu sei e o que não posso é perder o foco e a consciência de que tá errado do jeito que tá, e isso eu não perdi.
      Beijokas.

      Excluir