8 de out. de 2012

Anvisa proibe o Chá Verde Injetável

Olha eu nem sabia que se usava o Chá Verde injetável... só uso a erva para tomar o chá mesmo, tradicional. A primeira noticia que tive era que a Anvisa tinha proibido a comercialização do Chá, mas depois o site retificou e informou que são só os medicamentos injetáveis. 


"A Agência Nacional de Vigilância Sanitária suspendeu nesta segunda-feira (8) o comércio e a divulgação de produtos injetáveis feitos à base de extratos vegetais sem sua aprovação. A medida determina a "suspensão da fabricação, manipulação, distribuição, comércio, divulgação, administração e uso de quaisquer medicamentos de administração parenteral à base de extratos vegetais isolados ou em associação com outras substâncias vegetais ou sintéticas, para os quais não existam estudos de segurança e eficácia avaliados e aprovados pela Anvisa para essa finalidade". A resolução cita especificamente o uso de injeções contendo chá verde, voltadas para tratamento estético para emagrecimento.
(Correção: ao ser publicada, esta reportagem errou ao afirmar que a suspensão da Anvisa se referia a produtos como chás, além de medicamentos aplicados por injeção. A portaria da agência, na verdade, se refere apenas a produtos injetáveis. Não há qualquer vedação ao uso e venda de medicamentos fitoterápicos de via oral que contenham chá verde e possuam registro na Anvisa. O erro foi corrigido às 14h29.)
O órgão publicou resolução no “Diário Oficial da União” nesta segunda e a medida passa a valer.  A Anvisa justifica a suspensão alegando que não existem estudos realizados pelo órgão que tenham constatado a segurança e eficácia destes medicamentos.
A agência tomou a decisão ao identificar propagandas na internet de tratamentos estéticos e combate à gordura localizada que sugerem o uso de formulações injetáveis contendo chá verde isolado ou associado a outras substâncias.
Em nota, a Anvisa esclareceu que não há qualquer vedação ao uso e venda de medicamentos fitoterápicos de via oral que contenham chá verde e possuam registro na Anvisa. Já o produto chá verde é dispensado de registro e pode ser utilizado normalmente." Fonte
Continuo bebendo meu cházinho tranquila...





Um comentário:

  1. Nossa eu nem sabia que tinha ,mas foi saber que é proibido .
    bjs vanessa

    ResponderExcluir