28 de ago. de 2012

#Projeto Pense Magro: Dias 27 e 28


Tarefa nº 27:
Domine a técnica das 7 perguntas


A TÉCNICA DAS “SETE” PERGUNTAS
1- Que tipo de erro cognitivo estou cometendo? (Faça uma revisão no dia 26 para ajudá-lo a escolher as respostas a essas questões).

2- Qual a evidência de que esse pensamento não seja verdadeiro OU pelo menos, não seja totalmente verdadeiro?

3- Existe uma explicação alternativa ou outra maneira de ver esta situação?

4- Qual o resultado mais realista para esta situação?

5- Qual é o efeito de acreditar neste pensamento e qual seria o efeito de acreditar em um pensamento diferente?

6- 0 que eu diria (a um amigo ou membro da família) se eles estivessem nesta mesma situação e tivessem os mesmos pensamentos?

7- 0 que devo fazer agora?

Haverá momentos em que será preciso usar a Técnica das Sete Perguntas para escrever seu Cartão de Enfrentamento. Em outras ocasiões, poderá ser útil ler apenas as afirmações diretas, como as dos exemplos a seguir:
“Eu prefiro ser magro”
“Saia já da cozinha - agora!”
“ Não tem desculpa!”
“ Isto é só um desejo! Vai passar! Não coma!”
Livro Pense Magro.




Tarefa nº 28
Prepare-se para pesar

Esta tarefa me pegou com 2 quilos a mais na balança que ganhei em um único final de semana... mas nem por isso desisti de postá-la. No livro estão descritas 3 situações e eu vou descrever a minha realidade:

Cenário 3: Você não emagreceu ou até engordou
Pensamento sabotador:
“Não acredito nisto. Viu só? Eu simplesmente não consigo emagrecer”.
Resposta adaptativa:
“Meu peso pode ter subido temporariamente em função de hormônios ou de outros motivos. Se eu não emagrecer na próxima semana, ligarei para meu técnico de dieta e verei se ele pode rever comigo o meu planejamento alimentar. Talvez, eu tenha cometido alguns enganos. Talvez, eu tenha que diminuir meu consumo calórico ou fazer mais exercícios. Preciso apenas de orientação para resolver este problema”.

Na verdade eu engordei simplesmente por que comi demais, super simples. Nem vou levar em consideração o fato de estar na TPM e algumas pessoas falarem que a gente ganha 2 kgs em média nesses dias. Acho que isso é mito.
Eu preciso de coragem pra enfrentar os finais de semana, e mais disciplina na hora do lazer. Eu ainda acho um desaforo ter que sair pra passear e não poder pedir batata frita com bacon e muçarela, e tomar 6 chopes. A verdade é essa.
E enquanto eu não aprender a lidar com essa realidade, vou ter perdas!

Rumo ao recomeço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário